#Narguile, não é o que parece!

Não sei se vocês já ouviram falar de Narguile, quem não souber, explicarei mais abaixo. Bom, a mais ou menos uns dois anos, um amigo meu do Rio Grande do Sul me apresentou um objeto muito bonito, um cachimbo colorido, cheio de tentáculos, com um compartimento pra água e que podia ser compartilhado por várias pessoas. Experimentei e gostei, pois tem algumas essências que você pode usar, como de chocolate, hortelã, morango, etc.

Mas recentemente, assistindo a uma repotagem do Jornal Hoje da Globo, descobri o quanto ele faz mal e que não é brincadeira.

Na última semana, um estudo divulgado pela UnB  trouxe de novo à tona o que eu vinha dizendo todo esse tempo: uma sessão comum de Narguilé equivale a inalar a mesma quantidade de substâncias tóxicas presentes em 100 cigarros. Em uma hora.

Mas eu não estou falando tudo isso pra dar lição de moral em ninguém. Eu só estou dizendo tudo isso por dois motivos. O primeiro é pra informar o possível usuário frequente desse cachimbo doido, que não sabia que ele fazia tão mal (assim como eu), que seu pulmão vai virar uma esponja e que, ao contrário do que se pensa, o fumo aromatizado usado no Narguilé tem sim nicotina e vicia. Por sorte, como esse meu amigo mora longe, raramente vejo ele, e como não conhecia ninguém que tinha, utilizei pouquíssimas vezes.

O seguinte motivo é o seguinte: sexta-feira, vi um garoto, de mais ou menos uns 12 anos com um desses na rua, fumando com os amigos. Eu não consegui tirar foto e nem conheço o cara. Mas tô fazendo esse post na esperança de que um dia ele busque alguma informação sobre Narguilé no Google e caia aqui, pra que eu possa lhe informar doquanto isso faz mal.

Bom girls, é isso. Eu precisava mesmo dar esta informação. Repassem se for possível!

Deixe um comentário

